UNIDADE

No SAMU 192, o socorro começa com a chamada gratuita, realizada através do telefone 192. A ligação é atendida por um técnico auxiliar de regulação médica que identifica a emergência e transfere a ligação para o médico regulador, o qual faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.
De acordo com a situação do paciente, o médico regulador pode orientar a pessoa a procurar um posto de saúde, enviar ao local uma Unidade de Suporte Básico que é composta por um técnico ou auxiliar de enfermagem e um condutor, ou encaminha uma Unidade de Suporte Avançado, que é composta por um médico, enfermeiro e condutor. Após o atendimento local, as equipes das ambulâncias reportam ao médico regulador as condições da vítima e este define o local de destino do paciente e, dependendo da gravidade, avisa sobre a emergência ao hospital mais próximo para que a rapidez do tratamento tenha continuidade.
O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de apoio, rádio operador, técnico auxiliar de regulação médica, médicos, enfermeiros, técnicos / auxiliares de enfermagem e condutores, que atendem as ocorrências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, obstétrica e de saúde mental da população.
Criado em 2003, como parte da política nacional de atenção a urgências, o serviço de atendimento móvel de urgência (SAMU 192) tem ajudado a reduzir o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro. A rede nacional SAMU 192 conta com serviços de atendimento móvel de urgência no Brasil, presentes em todos os estados e no Distrito Federal. O Ministério da Saúde prevê a implantação do serviço em todos os municípios brasileiros, respeitadas as competências das três esferas do poder executivo (federal, estaduais e municipais).