Qualidade e Segurança

Gestão da Qualidade

Desde o início da gestão SPDM, a busca da excelência na prestação de serviços de saúde sempre esteve presente no SAMU 192 – Regional do Alto Vale do Paraíba. Trabalhamos com um sistema de qualidade que visa à melhoria contínua do atendimento aos pacientes, agilidade nos serviços, segurança e eficiência. A unidade possui protocolos de assistência implantados e revisados, sempre em sintonia com as melhores práticas assistenciais existentes.

Prêmios e Certificados

Gestão de Segurança

A Segurança do Paciente é prioridade no SAMU 192 – Regional do Alto Vale do Paraíba. A unidade possui equipe multiprofissional que realiza o mapeamento de possíveis riscos dos processos relacionados à assistência do paciente. Medidas de prevenção são tomadas no sentido de promover maior segurança e a implantação de boas práticas de segurança aos pacientes são baseadas em diretrizes nacionais e internacionais.

Para assegurar a qualidade do serviço prestado, temos a Comissão de Farmácia e Terapêutica, onde são realizadas reuniões de alinhamento para padronizar os medicamentos usados nos atendimentos da unidade. Para isso, contamos com a presença de um Farmacêutico no SAMU 192 – Regional do Alto Vale do Paraíba, sua função é fazer o gerenciamento da farmácia e do almoxarifado, sendo:

  • Gestão dos medicamentos controlados – com registro nos livros pertinentes;
  • Distribuição dos materiais e medicamentos para as ambulâncias vinculadas;
  • Controle de qualidade, validade e estoque dos materiais e medicamentos;
  • Auditoria mensal nas mochilas de medicamentos das unidades de suporte avançado -principalmente os medicamentos de controle especial.

Pilhas e baterias contêm metais tóxicos que agridem o meio ambiente e trazem riscos à saúde pública. Quando depositados em lixões e aterros sanitários, esses resíduos que levam séculos para se decompor, podem vazar e contaminar os lençóis freáticos, o solo e os rios, causando danos às pessoas e aos animais. O SAMU 192 – Regional do Alto Vale do Paraíba realiza a coleta e destinação correta de pilhas e baterias usadas, contribuindo com o meio ambiente.

Dentre outras ações, o SAMU 192 – Regional do Alto Vale do Paraíba realiza periodicamente campanhas internas para conscientização dos colaboradores, trabalha com metas de redução de consumo de água e energia, busca ações para a redução por meio de rotinas de inspeção. Como meio de comunicação visual foram colados adesivos perto das pias e interruptores.

Preocupado com o bem-estar do colaborador do SAMU 192 – Regional do Alto Vale do Paraíba que está suscetível a diversos fatores constantes de um ambiente pré-hospitalar, e buscando conscientizar a todos dos impactos ambientais decorrentes das atividades exercidas na unidade, o setor de Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental, com uma comissão de organização promovem anualmente a SIPATMA – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho e Meio Ambiente.