Perguntas Frequentes
- Caçapava: Toda ação deve ser direcionada a prefeitura;
- Igaratá: Toda ação deve ser direcionada a prefeitura;
- Jacareí: Toda ação deve ser direcionada a prefeitura;
- Jambeiro: Toda ação deve ser direcionada a prefeitura;
- Paraibuna: Toda ação deve ser direcionada a prefeitura;
- Santa Branca: Toda ação deve ser direcionada a prefeitura;
- São José dos Campos: Toda ação deve ser realizada através do telefone “156”.
- Caçapava: Toda ação deve ser direcionada a prefeitura;
- Igaratá: Toda ação deve ser direcionada a prefeitura;
- Jacareí: Toda ação deve ser direcionada a prefeitura;
- Jambeiro: Toda ação deve ser direcionada a prefeitura;
- Paraibuna: Toda ação deve ser direcionada a prefeitura;
- Santa Branca: Toda ação deve ser direcionada a prefeitura;
- São José dos Campos: Toda ação deve ser realizada pelo SIPEX no Paço Municipal.
- Na ocorrência de problemas cardio-respiratórios;
- Intoxicação exógena e envenenamento;
- Queimaduras graves;
- Na ocorrência de maus tratos;
- Trabalhos de parto em que haja risco de morte da mãe ou do feto;
- Em tentativas de suicídio;
- Crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito;
- Quando houver acidentes/traumas com vítimas;
- Afogamentos;
- Choque elétrico;
- Acidentes com produtos perigosos;
- Suspeita de Infarto ou AVC (alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e desvio da comissura labial são os sintomas mais comuns);
- Agressão por arma de fogo ou arma branca;
- Soterramento, Desabamento;
- Crises Convulsivas;
- Transferência inter-hospitalar de doentes graves;
- Outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.
Fonte: Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) — Português (Brasil) (www.gov.br)
- Febre prolongada;
- Dores crônicas;
- Vômito e diarreia;
- Levar pacientes para consulta médica ou para realizar exames;
- Transporte de óbito;
- Dor de dente;
- Transferência sem regulação médica prévia;
- Trocas de sonda;
- Corte com pouco sangramento,
- Entorses;
- Cólicas renais;
- Transportes inter-hospitalares de pacientes de convênio;
- Todas as demais situações onde não se caracterize urgência ou emergência médica.
Importante: Nestes casos e em todos os casos sem caracterização de urgência ou emergência, o paciente poderá ser encaminhado ao posto de saúde ou então as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) mais próximas.
Fonte: Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) — Português (Brasil) (www.gov.br)
É importante que você saiba:
Conservação do Patrimônio Público:
O SAMU 192 – Regional do Alto Vale do Paraíba é um serviço de atendimento pré- hospitalar público. Sendo assim, patrimônio público e cabe a todos zelar por ele, preservando-o e defendendo-o. O Código Civil prevê a efetiva responsabilização penal, civil e administrativa àquele que causar lesão ou danos ao patrimônio.
Recusa de Atendimento:
O paciente tem o direito de recusar atendimento e ou ajuda, desde que não esteja sob influência de álcool ou drogas, não seja inimputável ou menor de idade, existindo um termo de recusa de atendimento que deverá ser assinado por ele e por testemunhas no local, resguardando assim o serviço SAMU 192 – Regional do Alto Vale do Paraíba.
É proibido qualquer tipo de cobrança – o atendimento é 100% GRATUITO.