PROGRAMAS DE CAPACITAÇÃO

Desde o início da gestão, a SPDM tem como preocupação a realização de treinamentos e aprimoramento da equipe. Sendo assim, o Núcleo de Educação Permanente (NEP) tem como objetivo o desenvolvimento de treinamento, capacitação e desenvolvimento para toda equipe administrativa, enfermagem e médica.

As atividades desenvolvidas são:

Treinamento admissional

Realizado nos primeiros dias de admissão de toda equipe nas bases correspondentes ao contrato de trabalho de cada colaborador. Nesse momento, são apresentadas as normas e rotinas da instituição, bem como, os protocolos existentes, tendo como instrutores os integrantes do NEP, gerente de enfermagem, coordenador de frota, médicos e administrativos. Tem por objetivo, familiarizar os funcionários das rotinas desta instituição, assim como, inteirá-los de maneira geral do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192.

Treinamento permanente

A educação permanente acontece através de planejamento anual de treinamentos realizado pelos gestores de cada equipe (administrativo, enfermagem e corpo clínico). As necessidade de treinamento são definidas conforme os resultados de indicadores mensurados, oportunidades de melhorias evidenciadas em auditoria de prontuários, acompanhamento direto do desempenho das equipes, necessidades vinculadas ao processo de qualidade da instituição, notificação de eventos, perfil epidemiológico dos atendimentos, sugestões da equipe e metas estratégicas da instituição.
Para as capacitações são utilizadas metodologias diversas: roda de conversa, reuniões online, divulgação de impressos com orientações, simulados, estudo de caso, jogos e competição, exposição dialogada, palestras dentre outros. Todos os treinamentos são registrados em lista de presença e são realizados testes de eficácia, quando aplicável.
A capacitação permanente é fundamental para a manutenção da qualidade da assistência e para o desenvolvimento de todas as equipes da instituição. Os treinamentos visam desenvolver competências técnicas e não técnicas que favoreçam o atendimento humanizado e mantenham elevada a qualidade do clima organizacional.

Alinhada a sua missão que visa o interesse público, a SPDM, por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do SAMU se propôs a desenvolver e promover a educação em saúde à população.

As principais frentes de treinamentos externos realizados pela unidade são:

  • Capacitação especializada em temas de APH – Atendimento Pré-Hospitalar para parceiros públicos;
  • Capacitação em primeira resposta de emergências pré-hospitalar para educadores e multiplicadores de escolas municipais e estaduais;
  • Participação de eventos com a sociedade, como em feiras e exposições;
  • Capacitação e treinamento de ONG´s, entidades públicas sem fins lucrativos e grupos comunitários organizados.

Dentre os temas para treinamentos externos o de maior relevância é o treinamento para atendimento à parada cardiorrespiratória, que tem por objetivo capacitar pessoas “leigas” a realizar o atendimento para o atendimento primário a vítimas de parada cardiorrespiratória.

Projeto SAMUZINHO

O Programa SAMUZINHO foi desenvolvido para divulgação e conscientização de crianças em idade escolar, com faixa etária de dez anos, que frequentam instituições de Ensino Fundamental da região, a fim de relevar a importância do SAMU para salvar vidas. Assim, é realizado um treinamento, levando equipamentos do SAMU (Viatura e bonecos para demonstração), para instruir, por exemplo, o reconhecimento de vítimas de parada cardiorrespiratória e primeiros socorros.

Nesse momento, os instrutores explicam que muitas vezes uma brincadeira “inocente” como o trote pode colocar em risco a vida de alguém que precisa realmente de socorro. Isso porque, cerca de 4% das ligações recebidas pela Central de Regulação do SAMU se configuram como trotes, uma das possíveis causas desta triste constatação é o fato de pouca ou quase nenhuma discussão ocorre nas escolas sobre a função dos Serviços de Emergência Pré-Hospitalar.

Assim, a expectativa é que essa atuação do SAMU 192 incidirá na prevenção primária e secundária nos principais agravos à saúde com impacto para população da abrangência da gestão SPDM. Com foco nas situações de urgência e emergência, por meio da educação das crianças é possível conscientizar cidadãos em formação, instruindo-os sobre medidas de primeiro atendimento e prevenindo os trotes.

Projeto PARTY

O Projeto PARTY é um programa que visa a prevenção de traumas no trânsito relacionados, principalmente, ao uso da mistura de álcool e direção na juventude. Surgiu no Canadá e está no Brasil desde 2008, quando foi implantado pela primeira vez em Ribeirão Preto (SP). Desde então, se expandiu para outras duas cidades paulistas, como: Sorocaba e Campinas, além de Vitória no Espírito Santo. Em 2013, tornou-se PARTY Brasil, vinculado à Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (Sbait).

Em São José dos Campos, o PARTY está sob a coordenação do Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence juntamente com o SAMU 192 – Regional do Alto Vale do Paraíba e demais parceiros como Secretaria de Mobilidade Urbana, Saúde e Apoio Social ao Cidadão. São José dos Campos é a primeira cidade do Vale do Paraíba a integrar o PARTY Brasil.

Os estudantes assistem vídeos e ouvem relatos de profissionais que atuam no atendimento às ocorrências de trânsito diariamente. Profissionais do SAMU, bombeiros, policiais, educadores e assistentes sociais, estimularam a prevenção de acidentes. Além disso são promovidas visitas à área de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) do Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence e ao Centro de Reabilitação Lucy Montoro para a compreensão do processo de recuperação das vítimas de trânsito.

Desde o lançamento, em junho de 2017, aproximadamente 200 estudantes de escolas públicas e particulares já participaram do Programa.

Ação de Conscientização no Trânsito – “Ação nos Bares”

Com o intuito de promover a conscientização da população quanto aos custos no sistema de saúde que um acidente de trânsito gera, o SAMU e demais parceiros como o Corpo de Bombeiros, Secretaria de Mobilidade Urbana, dentre outros, realizam campanhas para orientação aos frequentadores de bares sobre as consequências da combinação perigosa de beber e dirigir.

A abordagem consiste na entrega de uma “conta diferenciada” aos clientes, que é feita por profissionais que fazem o atendimento pós-acidente. Nesta comanda estão impressos os custos estimados das despesas pré-hospitalares, remoção e pós-hospitalares provocados por um acidente de trânsito.

O objetivo é chamar a atenção da sociedade para as consequências dos acidentes de trânsito, mostrando os impactos desses atendimentos no sistema público de saúde.

Os profissionais envolvidos na abordagem são os mesmos que atendem as ocorrências nas ruas, o que causa ainda mais credibilidade às ações.

A programação das campanhas inclui atividades em escolas, bares, empresas, shows, além das tradicionais blitz do programa Lei Seca.