Perguntas Frequentes

Como fazer para elogiar, sugerir ou reclamar?

  • Caçapava: Toda ação deve ser direcionada a prefeitura;
  • Igaratá: Toda ação deve ser direcionada a prefeitura;
  • Jacareí: Toda ação deve ser direcionada a prefeitura;
  • Jambeiro: Toda ação deve ser direcionada a prefeitura;
  • Paraibuna: Toda ação deve ser direcionada a prefeitura;
  • Santa Branca: Toda ação deve ser direcionada a prefeitura;
  • São José dos Campos: Toda ação deve ser realizada pelo serviço disponibilizado pela prefeitura através do telefone “156”.

Como fazer para solicitar a declaração de atendimento?

  • Caçapava: Toda ação deve ser direcionada a prefeitura;
  • Igaratá: Toda ação deve ser direcionada a prefeitura;
  • Jacareí: Toda ação deve ser direcionada a prefeitura;
  • Jambeiro: Toda ação deve ser direcionada a prefeitura;
  • Paraibuna: Toda ação deve ser direcionada a prefeitura;
  • Santa Branca: Toda ação deve ser direcionada a prefeitura;
  • São José dos Campos: Toda ação deve ser realizada pelo serviço disponibilizado pela prefeitura através do SIPEX no Paço Municipal.

Quando chamar o SAMU 192?

  • Na ocorrência de problemas cardio-respiratórios;
  • Intoxicação exógena e envenenamento;
  • Queimaduras graves;
  • Na ocorrência de maus tratos;
  • Trabalhos de parto em que haja risco de morte da mãe ou do feto;
  • Em tentativas de suicídio;
  • Crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito;
  • Quando houver acidentes/traumas com vítimas;
  • Afogamentos;
  • Choque elétrico;
  • Acidentes com produtos perigosos;
  • Suspeita de Infarto ou AVC (alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e desvio da comissura labial são os sintomas mais comuns);
  • Agressão por arma de fogo ou arma branca;
  • Soterramento, Desabamento;
  • Crises Convulsivas;
  • Transferência inter-hospitalar de doentes graves;
  • Outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.

Fonte: https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/servico-de-atendimento-movel-de-urgencia-samu-192

Quando não chamar o SAMU 192?

  • Febre prolongada;
  • Dores crônicas;
  • Vômito e diarreia;
  • Levar pacientes para consulta médica ou para realizar exames;
  • Transporte de óbito;
  • Dor de dente;
  • Transferência sem regulação médica prévia;
  • Trocas de sonda;
  • Corte com pouco sangramento,
  • Entorses;
  • Cólicas renais;
  • Transportes inter-hospitalares de pacientes de convênio;
  • Todas as demais situações onde não se caracterize urgência ou emergência médica.

Fonte: https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/servico-de-atendimento-movel-de-urgencia-samu-192

Como apoiar o SAMU 192?

  • Em caso de acidente verifique a quantidade de vítimas, o estado de consciência delas e se alguma delas está presa ás ferragens;
  • Ligue para o 192 e siga as orientações do Médico Regulador;
  • Sinalize as vias com galhos de arvore e triângulo de sinalização;
  • Em caso de acidente com motos: não toque nas vítimas, não retire o capacete;
  • Não dê água aos acidentados.
  • Mantenha-se próximo à vítima;
  • Tente manter a calma;
  • Informar ao telefonista o endereço, pontos de referência e idade aproximada do paciente.
  • Caso saiba, também informar as doenças conhecidas do paciente;
  • Descrever com clareza o que aconteceu, o que o paciente está sentindo e responder às perguntas do médico;

Fonte: https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/servico-de-atendimento-movel-de-urgencia-samu-192